14/03/2011

Novo Internet Explorer 9 será lançado nesta segunda

Depois de quase seis meses de testes, o Internet Explorer 9 vai ganhar sua versão final nesta segunda-feira.

A Microsoft, desenvolvedora do navegador, deve liberar a página de download no Brasil às 17 horas. O lançamento será simultâneo em todo mundo.

Veja, abaixo, as novidades que a Microsoft colocou no navegador e que, provavelmente, estarão na versão final do software.

Interface

A interface do programa foi totalmente redesenhada e está bastante parecida com a do Google Chrome e a do Apple Safari. O visual também está integrado ao recurso Aero do Windows, ou seja, as bordas do Internet Explorer 9 estão semitransparentes. A Microsoft fez uma limpeza grande na interface e agora ela exibe somente a caixa de endereços, os recursos das abas e, também, os ícones de Favoritos, Página Inicial e ferramentas na parte esquerda do programa. O comando "Voltar" ficou maior. E tem um motivo aí, explica a Microsoft: ele é o botão mais utilizado pelos internautas.

Buscas

A área de buscas também foi limada. Agora, o usuário pesquisa usando a própria barra de endereços, graças ao recurso One Box. Por padrão, a Microsoft usa o buscador Bing no recurso One Box, no entanto, o usuário pode mudar e escolher outros buscadores, como o Google. Os engenheiros retiraram alguns recursos da interface do navegador para dar mais espaço às páginas e aos serviços web.

Mais rápido

Apesar das alterações no visual, a principal mudança do software está onde não pode ser visualizada, ou seja, no motor JavaScript. Chamado de Chakra, o motor faz o Internet Explorer 9 realizar tarefas na web 11 vezes mais rápido e consumir menos memória do PC, algo em torno de 50% em relação ao antecessor. O novo motor, diz a Microsoft, conseguirá deixar as aplicações web no IE9 com o desempenho dos programas nativos do Windows ou daqueles que são instalados no computador.Imagens e vídeos mais rápidos

O software será mais rápido para processar vídeos e imagens também. Isso acontece por causa de um recurso do navegador que usa os processadores das placas gráficas para renderizar as imagens e os gráficos das aplicações web.

HTML5

O Internet Explorer 9 nasce, portanto, pronto para rodar com tranquilidade os serviços ricos de web, como os games que exploram o poder do padrão HTML5 e as páginas que usam e abusam das tecnologias CSS3 E SVG. o novo motor do Internet Explorer está sendo desenhado para ser totalmente compatível com o que já foi definido para o novo padrão de HTML.

Integração com Windows 7

O Internet Explorer 9 está bastante integrado ao sistema operacional Windows 7. As páginas web cujo código HTML forem otimizados para o navegador podem usar os recursos da Jump List do Windows 7 para exibir os serviços, canais e outras ferramentas do site. Outro recurso é o "Sites Fixos". Ao usá-lo, o usuário pode arrastar o link da página direto para a barra de ferramentas do Windows 7. Desse modo, o usuário pode acessar o site rapidamente sem ter que abrir o navegador e, caso o site esteja preparado para o novo IE9, acessar os recursos diretamente da barra de ferramentas.

Downloads

Os engenheiros do Internet Explorer 9 também adicionaram no programa um gerenciador de downloads. Integrado aos recursos de segurança do navegador, ele é capaz de alertar quando um aplicativo ou documento baixado da web tem vírus.

Segurança

Na parte de segurança, o Internet Explorer 9 basicamente mantém os recursos do antecessor, como o SmartScreen Filter e o InPrivate Browsing. Segundo a Microsoft, os engenheiros só aprimoraram as ferramentas para ela continuar a defender o internauta dos sites maliciosos ou dos códigos web que possam roubar dados, como os de banco online, por exemplo.

O software também teve a parte de segurança de add-on reforçada. Agora, o Internet Explorer 9 exibe um alerta (e um pedido de confirmação) quando um programa está tentando instalar um aplicativo extra, por exemplo, uma barra de ferramentas. Outro reforço foi na parte de proteção à navegação, que impede que o programa trave quando um site estiver com problemas.

Nenhum comentário: