16/03/2010

MS mostra como será o Internet Explorer 9

Materia publicada pela Info, fala que a Microsoft exibiu, para um grupo de desenvolvedores, um preview de como será o Internet Explorer 9, que deve ter uma versão beta liberada para usuários este semestre.

De acordo com o engenheiro chefe do projeto, Dean Hachamovich, as inovações do IE 9 permitirão um salto de qualidade no desenvolvimento de aplicações para rodar na nuvem.

Entre as características do IE 9 estão o suporte nativo a HTML 5 e o uso de um motor que, em computadores com Windows Vista ou Seven, comunica-se diretamente com o processador de vídeo do PC. Na prática, sites com aplicações gráficas são mais rapidamente processados pelas placas de vídeo dos computadores.

De acordo com Hachamovich, essa característica permite renderizar gráficos, imagens 3D e fontes de forma mais veloz e com mais qualidade. Tecnologias que a Microsoft chama de Direct2D e DirectWrite prometem tornar o browser mais eficaz para processar aplicações como mapas, especialmente na hora de realizar funções como zoom in e zoom out.

O IE 9 também permite avanços na definição de folhas de estilo de forma que webmasters podem criar textos justificados em seus sites e ver esta formatação respeitada pelo browser.

Com o novo IE, a Microsoft espera retomar a trajetória de crescimento do Internet Explorer, que há quatro anos perde mercado para o Firefox e, recementemente, passou a perder usuários também para o Chrome, do Google.

Nenhum comentário: