22/12/2009

Firefox 3.5 ultrapassa o IE7 e lidera o ranking de navegadores mais populares do mundo

A última versão estável do navegador da Fundação Mozilla, Firefox 3.5, tem superado o Internet Explorer 7, da Microsoft, e desponta como o navegador mais utilizado no mundo, segundo o StatCounter, se computados os números de todos os países. O mercado europeu já é dominado pelo Firefox 3.5 há algum tempo. No Brasil há empate técnico e nos Estados Unidos os navegadores da Microsoft ainda reinam.

A guerra dos navegadores pela liderança de mercado começou há um bom tempo. Há muito se fala sobre o monopólio da Microsoft por vender seu sistema operacional com o Internet Explorer integrado. A Comissão Européia, inclusive, acusou a empresa de pressionar o mercado de forma a favorecer seu browser, como afirma o site IT PRO, do Reino Unido.

Entretanto, o uso do navegador Internet Explorer 7, que liderava o mercado, tem caído de forma abrupta, deixando o primeiro lugar da lista para o Firefox 3.5. O browser, que já tinha ultrapassado o IE8 desde o início do mês de novembro, surge pela primeira vez no topo do ranking mundial e a curva de tendência indica que ali ele vai ficar por um bom tempo. Mesmo estando o produto da Microsoft em franco crescimento, estima-se que a adoção do Firefox continuará sendo maior que a do IE8.

No entanto, conforme indicado pelo IT PRO, o IE6 e o IE8 atingem as marcas de, respectivamente, 13,9% e 20,9% da fatia de mercado mundial, portanto o aplicativo Internet Explorer, na união de todas suas versões, registra a utilização de 55,4% por parte dos usuários do mundo todo, o que ainda supera os 32,1% da soma de todas as edições do Firefox.

Nos Brasil existe hoje um empate técnico entre o Internet Explorer 7 e o Firefox 3.5. O navegador da Microsoft atinge 24,42% contra 24,12% do browser de código aberto. Todavia, o gráfico mostra um crescimento acentuado na utilização do aplicativo da Fundação Mozilla, e uma queda vertiginosa na popularidade do IE7. A lista brasileira segue com IE8, que registra 20,89%, IE6 com 9,77%, Firefox 3.0 com 8,75% e o Google Chrome 3.0 com 8,4%. Em termos absolutos, somando todas as versões, o Internet Explorer ainda dá um banho no Firefox, com 63,1% contra 32,05%.

Nenhum comentário: