22/09/2009

Android chega ao Brasil

Quase que simultâneamente, HTC e Samsung anunciaram ontem seus primeiros smartphones baseados no sistema operacional Android, do Google, para o mercado brasileiro. O HTC Magic e o Samsung Galaxy i7500 deverão estar nas lojas em breve, inicialmente pela TIM e pouco depois em todas as outras operadoras.

Ambos os aparelhos são muito parecidos, com telas sensíveis ao toque de praticamente o mesmo tamanho (3.1 ou 3.2 polegadas), Wi-Fi, GPS e ausência de teclado numérico. Do ponto de vista do usuário o Magic leva vantagem, já que traz a aclamada interface gráfica Sense, desenvolvida pela própria HTC, que facilita o uso do aparelho, impressiona os amigos e ainda tem integração com redes sociais e serviços como Facebook e Flickr. O Galaxy usa a interface gráfica padrão do Android, mais simples.

Mas uma pergunta que não foi respondida foi o estado da loja de aplicativos, o App Market, no país. Ambas as fabricantes não comentam o assunto, dando a entender que é de responsabilidade das operadoras, que por sua vez também não se pronunciaram. Do jeito que está, os usuários terão acesso apenas aos aplicativos gratuitos, o que limita as escolhas num catálogo de software já reduzido. A aquisição de aplicativos pagos (como o Documents to Go, da Dataviz, para edição de documentos do Microsoft Office) dependeria de uma parceria com alguma operadora para o estabelecimento de um sistema de tarifação.

A HTC não informou o preço de seu aparelho, que chega às lojas na segunda semana de outubro. Já a Samsung promete o Galaxy para a próxima semana, com preço sugerido pela operadora de R$ 1.799 (sem subsídios). A HTC deu a entender que também poderá oferecer o Magic no varejo, destravado.

Nenhum comentário: