17/08/2009

70 horas por semana em frente às telas. Bizarro!

Segundo geek.com.br, cada vez mais crianças e adolescentes estão deixando de fazer seus deveres de casa, de brincar na rua e de interagir com pessoas ao vivo para se dedicarem aos seus gadgets, TVs, vídeo games e internet. Um estudo realizado no Reino Unido constatou que os jovens passam até quatro meses por ano em frente às telas.

A pesquisa foi feita com 3 mil jovens com idades entre 7 e 16 anos e foi coordenada por Clare McDougall, diretora de programa educativo, em conjunto com a empresa de energia elétrica npower. “O chamado das telas é difícil de ignorar” disse McDougall em nota publicada pelo site Daily Express.

Mas, apesar da existência de muitos aparelhos atraentes como celulares, consoles de vídeo game e PCs incrementados, a velha e tradicional televisão é aquela que ainda arranca mais tempo das crianças e adolescentes. Das quase 10 horas que passam se dedicando a aparelhos com telas, 2 horas e 43 minutos são reservados à TV.

Segundo o site britânico Metro os computadores tomam até 3 horas e 44 minutos, mas esse tempo é dividido em diversas atividades como os 90 minutos gastos em redes sociais como Facebook e Twitter. No celular passam 49 minutos enviando mensagens de texto, e 38 minutos jogando ou navegando pela internet. Consoles de vídeo game ficam com 1 hora e 6 minutos diários, sobrando 54 minutos para os portáteis como tocadores de música.

No total, são 9 horas e 54 minutos diários se revezando entre esses equipamentos, ou 11 dias e meio em um mês. Se compararmos a um ano, os jovens passam até um terço dele com seus tocadores de mp3, vídeo games, computadores e televisões.

Nenhum comentário: