15/06/2009

Redes sociais como ferramentas de marketing

Tenho visto nos últimos tempos, muitas empresas (incluo a UmaIdeia nessa conta) que estão cada vez mais, buscando meios de manter – e também criar – canais de comunicação ou divulgação dos seus feitos, através de redes sociais, que não foram criadas neste intuito, mas que estão fazendo um excelente trabalho, ao menos por enquanto.
Youtube, Orkut e recentemente o Twitter, estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das empresas, com o intuito exclusivo de mostrar ao mundo o que está acontecendo com e dentro delas. O que realmente preocupa é como essas ferramentas estão sendo utilizadas.
Muitas empresas estão buscando o correto, criando esses canais como uma parte do esforço de comunicar com transparência aos seus clientes e colaboradores os caminhos ou trabalhos que estão sendo realizados, ou até mesmo trocando informações e soluções com o mercado. Por outro lado, existem empresas que estão utilizando essas ferramentas como puro jogo de captação de clientes e na ponta quase um portifólio gratuito de seus feitos.
Alguns podem dizer que não há nada de errado em usar ferramentas de relacionamento social para mostrar o que a empresa tem feito, mas essas mesmas ferramentas não foram criadas para esse fim o que pode gerar problemas para as empresas que as utilizam. O que ocorre na maioria dos casos é criar um ruído entre o que a empresa realmente faz e o que ela mostra, e também a dispersão dos conteúdos podem confundir a prospecção de um cliente que busca uma empresa para prestar-lhe algum serviço.
Portanto, pense muito bem antes de fazer algum perfil seja no YouTube, Twitter ou qualquer serviço de relacionamento, faça sempre de uma maneira que os seus clientes ou possíveis clientes vejam o que você disponibiliza como uma maneira de manter as relações transparentes, ou como no caso da UmaIdeia, que sejam maneiras de ajudar ou compartilhar com o mercado, soluções para problemas encontrados no dia-a-dia, desta forma você mostra a todos o que faz e pode fazer, mas sem mostrar-se demais.
E quando quiser um portifólio ou mostrar ao mundo o que você pode fazer, faça da maneira correta, com um site, mesmo que para isso você tenha que gastar um pouco mais de tempo e dinheiro, do que simplesmente se cadastrar em mais uma conta no Twitter.

Nenhum comentário: