29/06/2009

O mágico mundo do SEM

Para aqueles que como eu trabalham com metas, números e planejamentos, o fim de junho sempre é mês de fechamentos de reports para o semestre que está acabando.
Pois bem. Estava eu esse fim de semana (sim Publicitário também é escravo não só pessoal de TI) fechando um desses reports para um de nossos clientes da UmaIdeia Marketing Digital e tomei um grandioso susto. Colocando os números na planilha vi que mês a mês o índice de retorno sobre investimento (ou ROI em inglês) publicitário do meu cliente crescia a cada campanha. Quando cheguei ao final vi o número que até agora me deixa pasmo. Trabalhando com um investimento mediano no Adwords (cerca de R$ 5mil) durante os 6 primeiros meses, atingimos um retorno para nosso cliente de 924%, novamente 924%.
Entendam o seguinte, em publicidade a gente trabalha normalmente com um retorno na casa dos 35% para uma campanha tradicional (mídias off-line) e no máximo 70% para campanhas online. Comparem os números e vocês verão que eu tive o porque do susto.
Mas isso apesar do que diz título deste post não é mágica, é um trabalho muito mas muito detalhado, acompanhado, testado e que ainda hoje testamos. O que diferencia justamente um bom trabalho no Adwords.
A questão está justamente em casar ambos critérios como um só. Hoje vemos sites que são muito bem apresentados na busca orgânica do Google, geralmente sites montados por uma equipe de TI muito boa, mas no Links Patrocinados nada do site aparecer, e também existe o contrário, que demonstra que é um site gerenciado por uma equipe de PP. Enquanto o site não for construído com as duas coisas em mente e também mantido com o mesmo pensamento, não vai adiantar nada gastar milhões no Adwords, ou achar que na Organic Search o site irá aparecer.
Dicas então. Algumas repetidas mas ainda valem.
• Use sempre as ferramentas que o Google oferece. O Trend é IMPORTANTÍSSIMO para novos projetos, tanto para definir as keywords, mas também para adequar as chamadas do site (produtos/serviços) com o que o público mais procura. Também vale para áreas geográficas e penetração em certos públicos.
• Tenha sempre a Analytics aberto. Acompanhar cada momento do site principalmente quando uma campanha está no ar é importante. Assim você descobre por exemplo, qual melhor horário de visitas no site para anunciar no Adwords.
• Entenda que o Adwords é um veiculo de comunicação. Toda comunicação não é fixa, nunca se sabe com certeza o que dará certo ou não, depende do mercado, das pessoas, literalmente do humor do mundo. Até alguns meses a GM anunciava a braçadas nos EUA usando Adwords, hoje mesmo gastando a mesma coisa não terá o mesmo retorno.
• Converse sempre e troque idéia com toda a equipe e principalmente o cliente. Não basta o pessoal de TI se fechar num canto da sala e o pessoal de PP no outro enquanto o cliente não sabe de nada. Atualmente empresas que trabalham com mídias digitais devem trocar idéias a todo momento, para que assim as coisas andem.

É isso, desculpem pelo longo post, tava devendo falar um pouco mais de SEO e SEM, acredito que isso é um bom começo. Até o fim da semana falamos do assunto novamente. Abraços!

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