19/05/2009

USP terá centro para reciclar computadores

O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP vai operar, a partir de agosto, um centro de reciclagem de computadores, impressoras e equipamentos de rede dentro da universidade.

Segundo a coordenação do projeto, a ideia é criar um centro que possa suprir as deficiências dos galpões privados de reciclagem de computadores, que se concentram apenas em aproveitar os materiais de maior valor comercial e acabam descartando em lixões comuns grande volume de produtos eletrônicos tóxicos.

Aqui no blog da UmaIdeia eu ja fiz um post falando sobre o e-wast. Veja em: http://blog.umaideia.com.br/2007/09/e-waste-o-lixo-eletrnico.html

A partir de 2010, o projeto deve ser aberto para qualquer cidadão que deseje entregar seu PC velho para reciclagem. O projeto receberá aporte inicial de recursos da universidade, mas depois deve caminhar com a própria receita. O objetivo é que a venda do material reciclado gere receita suficiente para sustentar a operação.

Outro objetivo do programa é disseminar novas tecnologias de reciclagem, que permitam um aproveitamento maior dos computadores, reciclando não somente plástico e vidro, mas também os metais das placas e circuitos e fiação dos PCs.

Nenhum comentário: