13/05/2009

Falso antivírus rouba senhas no Brasil

Um cavalo de troia disfarçado em convite de formatura está atacando usuários no Brasil. O “convite” abre caminho para um suposto antivírus.

O invasor chega por e-mail. A mensagem – que parece reaproveitada de outra, feita fora do Brasil – tem como assunto a frase, em inglês: “Olá, envio-lhe meu convite para a formatura, local, data e hora”. O corpo da mensagem, também em inglês, repete a frase anterior e acrescenta: “Conto com sua presença. Estaremos lá.” Curiosamente, termina com uma saudação em português: “Abraços”.

O arquivo anexo é apresentado com nome ConviteFormatura.pps, que tem apenas 52 KB. Se o destinatário tenta abrir o anexo, o malware se instala e provoca problema no funcionamento do Windows, como a dificuldade para abrir pastas no gerenciador de arquivos.

O cavalo de troia cria arquivos que apresentam uma mensagem dizendo ao usuário que existe uma solução para o problema que ele está enfrentando. Ao clicar na promessa de solução, o usuário é levado a um site, Byte Clark, que oferece um antivírus com esse mesmo nome. O site aconselha a compra e instalação do antivírus para normalizar o sistema.

Conforme a Trend Micro, o falso antivírus instala o cavalo de troia Troj_FAKEAV.BBH., que executa uma falsa varredura no micro e remove apenas os arquivos criados no ataque inicial. Além disso, o falso utilitário é capaz de roubar informações pessoais como senhas e nomes de login armazenados na máquina.

Este post foi retirado do site da Info. Para visualiza-lo acesse: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/falso-antivirus-rouba-senhas-no-brasil-12052009-39.shl

Nenhum comentário: