27/11/2008

Baterias... como usá-las?!

Hoje, a maioria dos aparelhos portáteis, sejam MP3 Players, Notebooks ou Netbooks utilizam baterias de íon-lítio, que tem um tempo de vida de dois a três anos e não gera o efeito memória das antigas bateria de níquel, com isso podemos fazer cargas não necessariamente completas e não é necessário uma descarga completa antes de uma recarga.

Para aproveitar o máximo da sua bateria de Íon-Li é primeiramente verificar a validade da bateria. Evita comprar baterias usadas eu com validade próxima. Outra dica importante e que quase nunca é utilizada pelos usuários é: evite descarregar completamente a bateria, isso pode encurtar a vida útil, e quando ela estiver totalmente carregada evite deixar o aparelho conectado à rede elétrica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boas Eduardo, tudo bem?
Tenho usado meu notebook quase sempre connectado à rêde eletrica e c a bateria full charge, melhor retirar a bateria qdo estiver conectado dessa maneira?
Forte ASbraço
Evandro Fernandes
São Paulo/Capital.

Eduardo L A Marques disse...

Evandro, bom, eu penso da seguinte forma: bateria não é para ficar ligada sempre na energia. Você não fica usando o celular ligado 24h numa tomada.

Pra mim o correto é deixar o note ligado na tomada até ele carregar todo, depois desliga-lo da tomada e deixar usar a bateria. Eu faço isso com o meu DELL e a bateria ta durando por volta de 2h e ja faz quase 1 ano.

Katia Arima na INFO de Novembro/2008 fez o mesmo comentário sobre as baterias de Íon-LI.