30/10/2008

Nextel - Muita Propaganda , Portabilidade Zero

Implantamos o Nextel na UMAIDEIA a mais ou menos uns dois meses.
Essa decisão foi para aumentar os canais de comunicação com os clientes e assim atendê-los melhor. (apesar de todos os outros atenderem bem).
Confesso que nunca fui fã do "clube" Nextel mas tive que aderir seguindo as normas da empresa.
Desde então tentei deixa o pré-conceito de lado devido aos traumas da época em que eu trabalhava no setor de suporte e aquele toque irritante me perseguia madrugadas adentro.
Sendo assim tentei olhar o lado dos benefícios como velocidade de comunicação , rádio gratuito para qualquer pessoa (dentro ou fora do estado) e simplicidade de operação.
Mas confesso que na minha balança os contras vencem os prós.
Primeiro que as áreas de "sombra" são imensas: na minha mesa funciona quando quer.
Segundo que o relacionamento com o cliente é péssimo : vi de perto a "via cruxis" do Eduardo para conseguir imprimir e pagar a segunda via do boleto na época da greve dos bancos.
E terceiro que eles simplesmente ignoraram os benefícios aos consumidores sobre o assunto de "Portabilidade numérica".
A portabilidade foi uma grande mudança feita pela Anatel onde o número do celular (e fixo também) pode ser migrado entre as operadoras.
Isso não só aumenta a concorrência como permite que empresas (principalmente) escolham entre pacotes e serviços que melhor atendam as suas necessidades.
Entendo que essa mudança foi (e será) um grande custo interno para as operadoras que precisaram mudar toda infra estrutura de sistemas para atender a lei, mas se "esconder" atrás de um termo técnico no qual a Nextel se enquadra é um absurdo.
Veja a nota oficial da empresa sobre o assunto:"A Nextel informa que a portabilidade numérica é uma regra da Anatel que foi aplicada, no caso de telefonia móvel, somente às operadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Por ser uma operadora de Serviço Móvel Especializado (SME), a Nextel não participa dessa regulamentação específica, que permite que os usuários mantenham seus números ao migrar de prestadora de serviço.

Não consigo entender essa postura da Nextel.
Enquanto todas as empresas lutam para agradar e fidelizar clientes, a Nextel simplesmente diz : "sou quem sou, faço o que faço, goste você ou não."
Sinceramente estou esperando o dia que outra empresa de "Serviço Móvel Especializado (SME)" acabe com o domínio Nextel.
Vai demorar mas vai chegar esse dia.

4 comentários:

Papillon disse...

Renato,

Pelo que entendi e me informei com os vendedores, é a Anatel que não enquadra a Nextel no serviço, ou seja não permite que regra seja aplicada a ela... Nesse ponto não é má vontade deles e parece (pois é conversa de vendedor) que estão buscando liminar para enquadrarem-se na portabilidade.

Anônimo disse...

Estou de acordo com a afirmação de Papillon. Creio que a Nextel seja até mesmo prejudicada com essa "restrição" da Anatel e não que estejam se escondendo atrás de um termo. Como você mesmo disse: "A portabilidade foi uma grande mudança feita pela Anatel", e não feita pela Nextel ou outras operadoras.
Cabe as operadoras se adequarem da melhor forma dentro destas normas.

Anônimo disse...

Pelo que ouvir de um vendedor, não foi bem a Anatel que enquadrou a Nextel em SME, foi a TIM, Claro e a Vivo que entraram com uma liminar na Anatel exigindo que a Nextel fosse enquadrada com uma SME. E como SME, a Nextel para instalar uma antena tem que passar por uma burocracia, tem q pedi autorização para o Governo do Estado, prefeitura e uma aprovação da cameras de vereadores, que pelo jeito pedi algum "cascaio" para Nextel em troca da aprovação....
Pelo jeito a TIM, Claro e a Vivo parece que tem muito medo da Nextel.

Anônimo disse...

A Anatel não libera a Nextel a entrar com a portabilidade e as areas de sombra também. Toda vez que a nextel quer instalar uma estação base deve pedir autorização a anatel e muitas vezes essa autorização é negada. Isso tudo sempre pela força das outras operadoras. Que estão sentindo a força da nextel tanto que estão comercializando os planos de minutos com preços parecidos aos da nextel.