26/09/2008

A internet não é mais como antes.

A internet não é mais como antes. Isso é um fato. Ela passou de um simples lugar para encontrar informações para o trabalho de escola do seu filho, ou para os encontros entre amigos do fim de semana, para se tornar a mais revolucionária ferramenta de marketing e novos negócios desde a invenção da televisão, este é o fato que não devemos esquecer.

Estar presente na rede mundial de computadores não é mais uma opção, mas sim uma decisão estratégica, seja para conquistar novos clientes, vender produtos ou até mesmo mostrar para o mundo que você, sua empresa ou serviços, de fato existem.

Sim existir. Para muitos atualmente, não adianta você ter uma sede magnífica ou uma frota de veículos andando pela cidade com o seu logo, se você ou sua empresa não tem um site, você não existe para milhões de pessoas que buscam na rede, e somente nela, o que precisam.

Então, você pensa: "Basta ter um site e pronto!" ledo engano. Hoje a internet está tão pulverizada com sites de toda a sorte de estilos e didáticas, que "ter por ter" um site já não faz nenhum sentido.

Nisso que entra esse novo filão de negócios, o WebMarketing. De todas as frases de impacto ou palavras bonitinhas que transitam pela rede e pelos profissionais de marketing, tudo está dentro do WebMarketing. E é nisso que o seu site deve focar.

Não apenas para apresentar sua empresa ou serviço, mas para conquistar o cliente na maneira que ele espera encontrar seu site, na forma como ele irá navegar e entender o que você oferece. Além disso, devemos também pensar nas diversas formas que você divulgará o seu site. Fazer um anúncio no jornal local, com certeza não fará um internauta entrar no site.

Sites de busca, email direcionados, marketing viral, banner de divulgação e hot-sites, apenas algumas ferramentas que devem ser trabalhadas a partir do site, tudo isso com planejamento e controle das ações para que você saiba onde seu cliente está, e ele também possa lhe encontrar.

Isso é WebMarketing verdadeiro. Todo o resto é apenas um "sitezinho" feito por aquele amigo do fim de semana que você falava em 95, quando a internet era apenas a internet.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma ótima visão da atual Internet. Hoje é obrigatório qualquer empresa seja lá de qualquer tamanho, ter um site. Acredito que hoje o marketing online é tão importante quanto o marketing no mundo real. Parabéns pelo post Lucas.