17/09/2008

Estamos cada vez mais dependentes da internet

Pesquisa mostra que os serviços online que simulam aplicativos e armazenam dados em servidores remotos já estão presentes na vida de 69% dos internautas americanos. E neste grupo, o webmail é a aplicação mais popular com penetração em 56% dos entrevistados. Tudo bem que o resultado da pesquisa é meio obvio, visto que para a maioria dos internautas o primeiro contato com a grande rede foi através de um webmail, mas mesmo assim dá pra gente ter uma real noção do quanto estamos ficando cada vez mais dependentes da internet e de uma boa conexão banda larga.

Álbuns de fotos, como o Flickr, são usados por 34% dos usuários pesquisados. Os aplicativos online, como o Google Docs e o Photoshop Express, ficaram em terceiro, sendo usados por 29% dos entrevistados. Serviços como armazenamento online de arquivos, backup e upload de vídeos são usados por menos de 10% dos usuários.

A pesquisa foi feita pela Pew Research Center nos Estados Unidos, e defende que uma das maiores barreiras para o crescimento desse tipo de aplicativo é a preocupação dos usuários com a sua privacidade. Entre os internautas que usam algum serviço da nuvem, 90% deles temem que suas informações pessoais sejam analisadas ou usadas comercialmente pelas empresas que provêem os serviços.

Nenhum comentário: