15/04/2011

Bloquear a alteração do papel de parede no Windows XP

É irritante quando vejo pessoas usando os computadores da empresa onde trabalham como usam os de casa. Saem instalando várias coisas, trocando fundo de tela, criando atalhos e bla bla bla.

O certo é sempre que for contratado para montar uma infra-estrutura, formate as maquinas e crie direitos de acessos. Nunca deixe um usuário ter poder de Administrador. Isso nunca dá certo.

O gpedit.msc serve para que o administrador da maquina diga ao Windows exatamente até onde o usuário comum pode ir. Dentre as coisas legais que você pode fazer estão: proibir a alteração do papel de parede e proibir a execução de programas.

Vamos aprender aqui a impedir a alteração do papel de parede do Windows. Mas lembre-se: essas configurações não vão adiantar de nada se não existir uma hierarquia de perfis de acesso (Administrador e Usuários).

Siga os passos:

1 – Logado como administrador da maquina, execute: gpedit.msc;
2 – Entre em “Configuração do usuário” e depois em “Modelos administrativos”;
3 – Acesse a opção “Painel de controle” e depois “Exibição”;
4 – Habilite a opção “Impedir alteração de Papel de Parede”.

Reinicie a maquina e pronto. Quando o usuário comum logar ele não poderá alterar o papel de parede. Também é legal habilitar a opção “Ocultar a guia Aparência e temas”.

O gpedit.msc é um mundo de opções aos administradores. Postarei mais sobre ele.
Um forte abraço a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima ferramenta se bem administrada.
Parabéns pelo post.

Filipe

Anônimo disse...

Bom dia... apois fazer essas alterãções que nosso amigo disse, não precisa reiniciar a maquina é so ir no executar / cmd / e digite gpupdate....
e pronto........