06/08/2008

Instalação do Windows XP no Notebook Inspiron 1525 da DELL

A DELL não distribui o 1525 com Windows XP e nem recomenda o downgrade para este SO, mas é claro que para quem comprou este modelo com 1Gb de memória e um processador NÃO Core 2 Duo o downgrade é uma boa pedida. Só nesse caso que é realmente necessário. Para máquinas melhores eu não recomendo, pois o Vista vai rodar tranqüilo alem de ser um SO com uma melhor administração da bateria.

Para inicio de conversa, é necessário baixar TODOS os drivers para o Windows XP. A DELL recentemente resolveu disponibilizá-los. Então, acesse o site da DELL e clique em “Drivers e Downloads”. Baixe tudo. Será necessário mais tarde.

Depois de tudo baixado e gravado num CD, vamos começar a formatação. É necessário desativar a configuração de disco SATA na bios para que a instalação do Windows XP reconheça o HD. Após a instalação do SO e dos drivers, inclusive do SATA, retornaremos a configuração original da BIOS para que o Media Direct possa ser instalado.

1 - Vamos alterar o sata na Bios para o XP reconhecer o HDD. Para isto, ao ligar a máquina, na tela que aparece o logo da Dell, pressione "F2". Já na bios, utilize as setas do teclado e vá até a opção "Onboard Devices", tecle enter e vá até "Flash Cahce Module", tecle "Enter" e marque em "OFF", tecle"ESC" e vá até "Sata Operation", tecle ENTER. Na direita, mude de "AHCI", para "ATA". Tecle "Esc" duas vezes até aparece a opção " Save/Exit ( Savlar e sair )" e tecle entrar nesta opção. Antes de sair seria interessante já colocar o CD do Media Direct que veio com o Notebook, pois entraremos de boot com ele agora.

2 - Ao ligar a máquina, pressione a tecla "F12" na tela da DELL, a máquina irá entrar na tela de Boot. Insira o CD do Media Direct no Drive, escolha a opção de CD/DVD e aperte Enter. Após o boot, siga as instruções da tela para criar a partição necessária ao Media Direct. Depois de criada, o sistema pedirá que você insira o CD do SO e reinicie a máquina. Coloque o do Windows XP e vamos novamente ao Boot.

3 - A máquina irá reiniciar, caso ela não faça o Boot pelo cd do Windows automaticamente, pressione "F12" na tela da Dell novamente, e na tela de Boot, pressione ENTER na opção CD/DVD.

4 – Instale normalmente o Windows XP (espero que você já tenha feito isso antes). Na hora de escolher a partição, tome cuidado para não escolher a do Media Direct.

5 – Vamos instalar o SATA para voltar com as configurações na BIOS (espero que você já tenha baixado ele no site da DELL). Execute o arquivo que foi baixado, ele irá fazer a descompactação num diretório. Clique no botão "Iniciar" > Painel de Controle. Clique no ícone "Desempenho e Manutenção" e depois no ícone "Sistema". Na Janela que abriu, clique sobre a aba "Hardware" e depois no botão "Gerenciador de Dispositivos". Clique no sinal de "+" na opção "Controladores IDE ATA/ATAPI". Clique com o botão direito em "Intel® ICH8M Serial ATA" e clique em "propriedades". -Na Janela que abrir, clique na aba "Driver" e depois no botão "Atualizar Driver". -Na Janela que abrir, Selecione "Não, não agora." para que o windows não tente buscar o driver na internet. Clique em Avançar. -Selecione "Instalar de uma lista ou local específico" e clique em Avançar. -Selecione "Não pesquisar. Escolherei odriver a ser instalado." E clique em avançar. -Selecione o item "Intel(r)ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828" e, em seguida, clique em "Com Disco..." -Clique em "procurar" e selecione a pasta onde os arquivos foram descompactados. Selecione o arquivo "iaahci.inf", clique em OK. Das opções que aparecerão, selecione "Intel(r)82801HEM/HBM SATA AHCI Controller". Confirme sua escolha e deixe o windows instalar o driver. O sistema informará que será necessário reiniciar. Reinicie. Durante a Reinicialização do sistema, tecle "F2" na tela da Dell para acessar a Bios, não deixe a máquina carregar o sistema antes de entrar na bios.

6 - Já na Bios, vamos Restaurar as configurações originais do SATA, Dê Enter em "Onboard Devices", em "Sata Operation" reabilite a opção "AHCI" e em "Flash Cach Module" marque "On". Tecle "Esc" duas vezes, e tecle Enter em Salvar e sair.

7 – UFA! Agora é só instalar os drivers baixados e os programas desejados.

Boa sorte a todos. Espero ter ajudado.

12 comentários:

stock market investment advice disse...

thats amazing story.

Renato Bettim disse...

Praticamente um curso completo de downgrade do Inspirion 1521...parabens

Rodrigo Thor disse...

muuuuuuito obrigado pelas dicas. Salvou meu final de semana. blog muito útil!

yuri brasil disse...

grande turorial
me ajudou muito.. obrigado.

Anônimo disse...

Cara Beleza
Belo TUto
fiz tudo certo mais quando restauro as conifg do hd
ainda dah tela azul o que pode ser?

Mateus disse...

Cara...
continua dando tela azul!

Eduardo L A Marques disse...

Matheus, só irá parar de dar tela azul quando você instalar o driver correto para o acesso ao HD. Precisa fazer isso antes de restaurar as configurações no SETUP. Veja o passo 5 no tutorial.

Nilzao (com til mas a merda do blog nao funciona acentos) disse...

Perfeito.
Detalhe que isso pode ser feito colocando os arquivos em um pendrive e na hora de instalar o winxp apertar F6 para escolher RAID de terceiro.

Daniel Augusto disse...

Buenas...depois de revirar do avesso o google, achei esse link http://www.laptops-drivers.com/dell-laptop/how-to-install-windows-xp-on-dell-inspiron-1525-or-downgrading-vista.html

Funcionou de primeira.

Janeide disse...

Olá, gostei muito do tutorial, eu to precisando urgente mudar o meu SO para o XP, mas gostaria de tirar uma dúvida antes de fazê-lo.

Porque temos que instalar o MediaDirect? Não podemos fazer os nossos particionamentos e instalar o XP direto como fazemos normalmente em um Desktop?

Eduardo L A Marques disse...

Janeide, ola.
O problema é que o MediaDirect só funciona se você instala-lo seguindo as instruções da DELL (entrando de boot com o cd dele e deixando ele criar a partição).

Eduardo L A Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.