29/05/2008

Windows 7 - Virando notícia

Realmente o Vista não emplacou no mercado mundial. A Microsoft até confirmou a intenção de lançar o novo Windows 7 até o final de 2009.

Apesar de eu gostar bastante do Vista, dou razão a quem não gosta. Ele é bonitinho, achei fácil de usar, tem alguns efeitos legais, mas é carregado de incompatibilidades e é bem mais pesado que o seu antecessor, o Windows XP. Outro dia eu praticamente lutei com o meu note para fazê-lo acessar o internet bank da Caixa Econômica. Para quem não sabe, tenho um Inspiron 1525 da Dell rodando o Vista.

Segundo promessas da Microsoft, o Windows 7 será BEM mais leve que o Vista e o ultimo SO da empresa a contemplar uma versão 32 bits. Uma novidade interessante é que ele será baseado num novo MicroKernel (chamado de MinWin), bem diferente do atual utilizado no Vista e no Windows 2008. Veja algumas mudanças básicas:

- Apenas 100 arquivos, contra 5000+ do Windows normal;
- Exige 25 MB de espaço em disco;
- Precisa de apenas 40 MB de RAM;

Já dá até vontade de ter uma cópia. A idéia é tornar o sistema compacto, delimitando bem as funcionalidades básicas para o funcionamento do microkernel. Muito legal.

Vi também alguns boatos pela internet falando que o Windows 7 possuirá uma nova arquitetura de arquivos, deixando para trás a já idosa NTFS. Bom, uma coisa é certa: a Microsoft divulgou uma nota informando que o SO será preparado para trabalhar com telas MultiToques.

Vamos ficar de olho.

Nenhum comentário: