13/05/2008

Roteadores wireless com 3G e balanceamento de carga

Agora sim, chegou o que faltava para impulsionar ainda mais a utilização de 3G em casa. A revista INFO destacou 3 roteadores wireless que compartilham conexão 3G vinda de modens USB (como os da Claro). São eles: ENHWI-N da Encore, Router 3G Air da RedeAir e o Vigor 2820n da Draytek. Este ultimo permite ligar a conexão 3G junto com uma ADSL e fazer balanceamento de carga entre elas. Muito legal. A D-Link disponibiliza o roteador DIR-450 mas é exclusivo para a tecnologia utilizada pelo VIVO ZAP (EV-DO) e a integração com o dispositivo da operadora é feito por porta PCMCIA.

O 3G por aqui ainda está em faze de adaptação. Creio que em pouco tempo será muito agradável ter uma conexão com esta tecnologia em casa, substituindo a boa e velha Velox (no meu caso). Por enquanto eu prefiro aguardar o lançamento de novos dispositivos e o acerto da rede por parte da Claro para ver no que dá.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que ainda tem muita coisa para evoluir no 3G... talvez um 3.1G huahauhauua. A parada da Claro não funciona direito e a da Vivo eu achei muito lenta. Bom, espero que com o tempo isso melhore.

Anônimo disse...

3.1G kkkkkkkkkkk Anonimo idiota!

A Claro e Tim já estão no 3.5G (HSDPA ) e é uma merda! A Vico já tem o HSUPA 3.75G acho que esse tip de tecnologia é muito boa quando se tem infra estrutura!

Zedeck disse...

"3G não é pra heavy users". Quem diss isso foi Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina uma associação setorial que representa as empresas GSM de tecnologia.

“O usuário precisa entender que, neste momento, o 3G é um complemento à conexão fixa, e não uma substituição a ela”, aponta ele. “Enfrentamos uma situação onde os assinantes estão usando a rede para baixar conteúdos que ela não está preparada para suportar, como vídeos e músicas em grande volume”, completa ele.

Matéria da INFO