06/05/2008

Cada vez mais “antenados”

Estamos cada vez mais “multi-tarefas” e reduzindo a quantidade de fios a nossa volta. No momento que eu escrevo este post, estou no sofá da minha casa com o notebook no meu colo conectado a internet por Wi-Fi. Isso é a tendência. É nítido que cada vez mais as pessoas estão substituindo o computador tradicional (desktop) pelo compacto Notebook. O crescimento de vendas de laptops no Brasil foi de 153% em 2007 em relação ao ano anterior, segundo pesquisa realizada pela IDC. Outro equipamento móvel que segue um ritimo acelerado de vendas é o smartphone, um aparelho “híbrido” (múltiplas funções, que serve tanto para trabalho quanto para entretenimento). Foi um crescimento de 60% de vendas dos smartphones em 2007.

Outra categoria que está ganhando força no mercado são os Ulltra Mobile PCs (UMPC), os ultraportateis. A revista Info de Maio relata que fabricantes como HP, Sharp e Samsung já colocaram suas fichas nesse tipo de equipamento que tem como representante mais famoso o Eee PC, da Asus (comentário a parte: ele é o sonho de consumo do meu companheiro de blog Renato Bettim). Segundo o fabricante, mais de 1 milhão de unidades foram vendidas mundialmente. O principal atrativo é que ele é leve, discreto e tem uma boa bateria.

É isso ai! Estamos cada vez mais “antenados”. As empresas já estão começando a notar o ganho de produtividade trazido por estes aparelhos. A previsão é que 350 milhões de pessoas deverão acessar seus e-mails por dispositivos móveis em 2012 (hoje são 20 milhões).

Nenhum comentário: