04/05/2008

BUGS! Sempre presentes.

Ola pessoas. Gostaria de iniciar este post agradecendo os acessos ao blog e a todas as respostas na enquete ao lado. Estamos recebendo uma média de 40 visitas por dia (uma marca razoável para um blog “novo”). E vamos que vamos. Queremos sempre fazer algo de bom para vocês. Responda nossa enquete e mande comentários/emails, é muito importante saber a opinião de vocês e o que querem ler.

E os Bugs?! Li em algum lugar (acho que na Wikipédia) que o termo Bug utilizado para expressar o mal funcionamento de algum aparelho foi utilizado pela primeira vez por Thomas Edison quando um inseto causou problemas de leitura no seu fonógrafo em 1878. Os famosos Bugs sempre estão mais perto do que imaginamos. Veja duas descobertas recentes abaixo:

- Foi achado Bugs no popular WinRar. Ao tentar abrir arquivos corrompidos, o compactador possibilita ataques externos, travando a máquina e deixando brechas para a execução remota de códigos maliciosos. O seu criador já está de olho no problema e prometeu uma nova versão;

- Bugs encontrados também no Divx Player (que acompanha um pacote de codecs para a exibição de vídeos em Divx. Para ser mais específico, na versão 6.8). A falha é explorada por meio de arquivos de legenda com a popular extensão STR que, quando carregados, tentam abrir textos com mais de 4096 caracteres e assim impedem o uso do player. Com isso, o cracker pode executar um ataque do tipo buffer overflow. A solução é ficar de olho na versão e na origem dos arquivos de legenda.

Como nunca podemos garantir 100% de segurança, é sempre bom estar de olho nas versões dos softwares que costumamos usar. Vale lembrar que é extremamente importante manter o sistema operacional atualizado e uma versão recente do antivírus. Na minha casa eu utilizo o AVG Free 8.0 (veja post) e no meu NoteBook (veja post sobre o Inspiron 1525 da DELL) eu utilizo o McAfee 2008.

Nenhum comentário: