17/04/2008

TI Verde

A dois anos que ouvimos falar sobre a busca das empresas de tecnologia pelo aprimoramento dos seus materiais visando menor consumo de energia. O objetivo é criar equipamentos “Verdes”, que estão de acordo com a corrida para diminuir o aquecimento global. Só ano passado (2007) foram vendidos mais de 6 milhões de desktops no Brasil, somos o terceiro pais em vendas de computadores. A procura por equipamentos tecnológicos (desktops, notebooks, MP3 Players e etc...) cresce cada vez mais. Por isso a preocupação ambiental (Veja o post sobre e-wast).

Com isso, os DataCenters estão consolidando a virtualização de servidores. A virtualização resolve o problema do consumo de energia e cria novas formas para aproveitar o processamento do servidor físico, alem de facilitar a manutenção e evitar que o maquinário seja rapidamente substituído.

Aqui na UmaIdeia já adotamos a virtualização em algumas soluções e acreditamos que esse tema pautará a TI nos próximos anos. Um dos nossos “cases” mostra que a maquina virtual auxilia a manutenção de sistemas e BDs. Nosso cliente Clean Ambiental possui 4 maquinas virtuais trabalhando sobre o mesmo servidor físico (um DELL PowerEdge 1900). Escreveremos mais sobre este assunto em outro post.

Estamos de olho nas tecnologias de ponta que podem ajudar a melhorar o planeta e a qualidade de vida nele. Faça sua parte. Procure comprar produtos ditos “Verdes”.

Nenhum comentário: