12/04/2008

DLink DSL-2640T - Configuração para Velox

Instalei em um dos nossos clientes o D-Link DSL 2640T. Ele é modem ADSL/ADSL2+, roteador, possui 4 portas LAN e tem Wireless. É tipo 4 em um. E o valor é atrativo... custou aproximadamente R$ 230,00 (por isso que eu gosto da D-Link: é bom, fácil de configurar e é BARATO).

A idéia era colocar ele ligado na VELOX, compartilhando a internet entre 3 computadores por fio (Ethernet) e disponibilizar wireless para possíveis notebooks. O 2640T foi sobre medida.

Agora vai a dica: depois de umas 2 horas tentando, só consegui configurá-lo para a VELOX depois de atualizar o firmware. O arquivo esta disponível em: HTTP://www.4shared.com/file/38316664/27bfd01e/DSL2640T20071212.html.

Agora, segue as configurações necessárias para a VELOX. Algumas não vem como default, logo, será necessário a alteração. Ligue o fio do telefone na respectiva porta atrás do D-Link, e utilize um bom e velho cabo ethernet para ligá-lo inicialmente a um computador para efetuar as configurações. Veja no manual do D-Link qual é o IP de fabrica para acessar o painel de controle. No meu caso (e acho que no caso da maioria) é 192.168.0.1. Abra o navegador, digite este IP como URL e aperte Enter. O login default é “admin” e deixe em branco o campo da senha (caso não de certo, tente repetir a palavra “admin” no campo da senha). Devo lembrar que o IP padrão, login e senha inicial estão no manual que veio com o aparelho.

Configure o 2640T com:

PVC0
VPI = 0
VCI = 33
Connection Type = PPP0E LLC
MTU = 1400
MRU = 1492
Default Router = Enabled
PPPoE Pass Throught = Disabled
NAT = Enabled
Firewall = Enabled
IP Control = Dynamic IP
Marque a opção Always ON
Não esquecer de colocar o Username e o Password do provedor de acesso nos respectivos campos.

Na tela DHCP, deixe marcado a opção Servidor de DHCP como Ativo (Enabled) e DNS Mode em Auto.

Aperte o botão “Aplicar”. O sistema do aparelho será reiniciado e você estará na Internet. É importante que o seu dispositivo de rede esteja com as configurações de IP e DNS em automáticas.


Espero ter ajudado. Qualquer coisa, basta postar um comentário que se possível e estiver dentro do meu alcance técnico... eu responderei.

Abraço a todos os visitantes.

2 comentários:

Márcio disse...

Perfeito, Muito obrigado pela ajuda!

Muito Simples e Funcional.

Mais uma vez obrigado!

pseiblitz disse...

Valeu. Vou tentar essa configuração. Porém meu computador é apple... Vc sabe se o 2640 t funciona em apple?

Só consegui fazer funcionar com PPPoE pass throught enable... aí o router não funciona...